quarta-feira, 11 de maio de 2011

São Sebastião do Paraíso é pré-selecionada como local de treinamento para Olimpíada Rio 2016

Após a primeira fase do cadastramento de locais para treinamento prévio das seleções olímpicas dos países participantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016, 22 locais do estado de Minas Gerais foram pré-selecionados para o Seminário de Orientação, que definirá os locais definitivamente escolhidos. Entre estes locais está a Arena Olímpica João Mambrini, centro de teinamento localizado em São Sebastião do Paraíso e que já recebe seleções nacionais e competições importantes.
Para os paraisenses e toda a região o sonho olímpico ficou mais próximo e o esporte se consolida como uma oportunidade para os moradores da cidade já que, para cada uma das 44 modalidades olímpicas há cerca de 40 países participantes, e mais as modalidades paraolímpicas - totalizando cerca de 2.000 seleções nacionais, e eles costumam vir alguns meses – até 1 ou 2 anos – antes, para treinar no país sede dos Jogos Olímpicos. Este treinamento será feito nas cidades indicadas pelo COB e que estão sendo selecionadas no processo pelo qual Paraíso já passou nas primeiras fases. Isto traduz a espectativa em torno do processo pois caso a cidade seja selecionada, inicia-se uma nova etapa no esporte da região, com a chancela olímpica.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, o Brasil treinou em Macau, Hong Kong, além do próprio território chinês, que é enorme. 
 
 
Das 6 fases do processo, Paraíso já passou por 4
 
 Das seis etapas do processo para Cadastramento e Seleção dos Locais de Treinamento Pré-Jogos, que foi elaborados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, São Sebastião do Paraíso passou por quatro deles. Ontem (5/5) à noite, o secretario municipal de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer, Mariano Bícego, recebeu um e-mail parabenizando a cidade por ter sido pré-selecionada para integrar um guia que está sendo preparado pelo comitê.
 
O "Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos" será distribuído quatro anos antes dos Jogos Rio 2016 para todos os países do mundo. A Secretaria Municipal de Esportes  está desde fevereiro com uma equipe voltada a cumprir as etapas determinadas pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro). A primeira etapa foi fazer a inscrição básica no prazo, demonstrando assim interesse em receber uma delegação para treinamentos no período que antecede a realização dos jogos no Brasil. Apesar de parecer uma tarefa fácil, muitos municípios perderam o prazo e ficaram pelo caminho já nesta etapa.
 
A segunda missão foi preencher um requerimento demonstrando que a cidade-candidata tem a infraestrutura de transporte, meios de hospedagem e serviços médicos exigidos nos padrões do COI (Comitê Olímpico Internacional). De acordo com Mariano, o documento de Paraíso é minucioso e conta com informações detalhadas sobre a cidade em geral, Santa Casa de Misericórdia (quantidade de leitos, especializações, equipamentos),  hotéis do município, malha rodoviária, etc.
 
terceira etapa consistiu na divulgação das cidades pré-selecionadas e na notificação sobre a realização de um Seminário de Orientação Técnica no dia 23 de maio. A quarta etapa é a confirmação das cidades pré-selecionadas no evento organizado pelo Comitê Organizador e a quinta a realização do próprio seminário.
 
A partir deste evento, o Seminário de Orientação sobre as demais fases do Processo para Cadastramento e Seleção e os direitos e deveres dos responsáveis pelas instalações é que começarão a serem definidas as cidades selecionadas, após passarem pela  Assinatura do Termo de Adesão, preenchimento do Formulário Descritivo, visitas técnicas, Relatório de Inspeção e cronograma, validação da lista de Locais de Treinamento Pré-Jogos e assinatura do Termo de Compromisso.
 
O secretário Mariano Bícego que irá ao Seminário defender a candidatura paraisense,  se mostrou otimista quando às chances do município sediar a preparação de delegações estrangeiras: "Nossa Arena é moderna, tem todos os pré-requisitos, inclusive a chancela do COB e da CBB, a cidade tem boa infra-estrutura e com certeza estará entre as escolhidas para receberem delegações olímpicas, o que trará emprego, renda e visibilidade ao município. A luta por esta escolha é de todos os paraisenses e mineiros, já que temos mais 22 espaços em Minas disputando este privilégio, entre 340 locais pré-selecionados em todo o Brasil."

Entre os 23 espaços pré-selecionados do estado destacam-se a Arena Olímpica João Mambrini (S S Paraíso), o Minas Tênis Clube (BH), a PUC Minas (BH), o SESI - Uberlândia, o Clube Campestre de Varginha e a EScola Preparatória de Cadetes do Ar, de Barbacena. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário