terça-feira, 31 de maio de 2011

Consep faz reunião no Bairro São Lucas

Aconteceu nesta segunda-feira (30) mais uma reunião do Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública). O encontro mensal foi na casa da Dona Sebastiana, no Bairro São Lucas, já que o bairro não conta com nenhum centro comunitário, ou local público para reuniões desse tipo.
De início, o presidente do Consep, Cleber Santos, agradeceu a Dona Sebastiana por ceder o local para a reunião e cumprimentou a todos pela presença.

Em seguida, o Soldado Baroni, representando o Sgt Sodré, que está de férias, falou das ocorrências de maior destaque neste mês de maio, como uma de desacato e agressão aos policiais, uma apreensão de arma de fogo e diversos outros materiais e uma recuperação de veículo, que havia sido furtado em Passos.
Soldado Baroni destacou o empenho do Sgt Sodré, comandante do Destacamento local, e do juiz da Comarca, Dr. Rafael, especialmente na expedição e cumprimento de mandados. Um recado importante do Soldado Baroni foi direcionado aos pais, dizendo que os pais têm que saber com quem seus filhos estão andando e, também, ficarem atentos com o que os filhos estão acessando na Internet.
Uma participante da reunião disse que solicitou a PM na madrugada do último sábado (28) para domingo (29) e que, por três vezes, o telefone 190 não atendeu e chamou até cair a ligação. Soldado Baroni disse que, além do 190, o atendente de plantão tem que dar atenção também ao 3536-1556 e ao rádio comunicador, que não é somente para contato entre o Destacamento e a viatura, mas é um canal de retransmissão da comunicação da PM de Passos para outras cidades e que a demanda de serviço é muito grande. Ele destacou ainda que ligações para o 190 através de celular, dependendo da operadora e do local em que a pessoa está, a ligação é direcionada para outras cidades.
A representante do Conselho Tutelar falou dos casos que o conselho tem atendido com maior freqüência e agradeceu o apoio da Polícia Militar. Na oportunidade, o presidente Cleber Santos, falou que tem muitos adolescentes usando bebida alcoólica e a conselheira informou o número de plantão do Conselho Tutelar, que fica à disposição da população 24 horas por dia. O telefone é o 9983-9374, além do telefone fixo, na sede do conselho, que funciona das 7h às 16h, que é o 3536-3223.
Falou-se ainda que em Itaú de Minas existem vários locais com atividades para as crianças e adolescentes, como o CHAME, CRAS, Projeto Esperança, Filarmônica, além das atividades do Setor de Esportes e das Escolas Municipais, no horário extra-aula.
Fugindo um pouco do assunto segurança, mas sabendo que a Ata do Consep é encaminhada para várias autoridades, alguns participantes reclamaram que o ônibus escolar que passa no Bairro São Lucas, no período da manhã, não tem pontualidade no horário. Outra reclamação foi com relação aos banheiros da Escola Jorge Oliva, cuja porta de acesso a eles e aos bebedouros, ficou trancada no último domingo (29), quando da apresentação da Filarmônica Municipal com a participação de músicos da USP, de Ribeirão Preto.
Finalizando, o presidente Cleber Santos falou algumas observações interessantes com relação à segurança pública. Ele destacou que os moradores devem formar uma vigilância com seus vizinhos e que as pessoas de bem são a grande maioria na cidade.
A próxima reunião do Consep será no dia 27 de junho, às 19h, com local ainda a ser definido. Ela será no Jardim Progresso ou na Creche Otávio Rodrigues, no Bairro Icaraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário