sábado, 28 de maio de 2011

Barcelona domina Manchester, mostra que é melhor time do mundo e conquista a Europa pela quarta vez

Lionel Messi voltou a brilhar e conquistou seu terceiro título da Champions
Crédito da imagem: Reuters
Nos primeiros dez minutos, o Manchester montou uma linha de marcação adiantada e obrigou Valdés a sair bem do gol duas vezes. Ajustadas as posições em campo, só deu Barcelona, que chegou ao primeiro gol com Pedro, após um daqueles já conhecidos passes impressionantes de Xavi. Mas o Manchester, um time muito forte (o domínio do Barcelona não pode ter como consequência um julgamento errado do United), conseguiu o empate. De um lateral para o Barça, a bola foi recuperada, Rooney tabelou com Carrick, com Giggs e marcou.

Alex Ferguson teve a chance de ouro de arrumar seu time no intervalo, um time que perdia muitas bolas no meio de campo e dava todo o espaço que o Barcelona tanto necessita. Não o fez. Logo no começo do segundo tempo, Messi teve todo o espaço entre as linhas defensivas para avançar, bater de fora da área e fazer 2 a 1. Seu gol de número 53 na temporada, igualando a marca de Cristiano Ronaldo. Depois disso, o Barça teve inúmeras chances até, afinal, marcar o terceiro com Villa. Um belo chute de fora da área, sem chances para o agora aposentado Van der Sar.

Era o ponto final na decisão. A partir daí, foi só esperar o jogo acabar. E o Barcelona, admirado por tantos, detestado por poucos, ainda conseguiu fazer uma homenagem. Puyol, que não jogou desde o início por problemas físicos, entrou aos 43 do segundo tempo para receber a faixa de capitão das mãos de Xavi. No final, quem levantar a taça da Champions foi Abidal, que recentemente retirou um tumor em uma cirurgia.

O jogo
Logo no começo do jogo, a postura do Manchester United chamou a atenção. O time do técnico Alex Ferguson pressionou a saída de bola da equipe de Josep Guardiola e tentou encurralar o adversário em seu próprio campo de ataque. A primeira boa oportunidade saiu dos pés de Chicharito Hernández, que tentou o chute da entrada da área e foi travado aos três minutos.

Três minutos depois, aos seis minutos, Chicharito foi novamente acionado de frente para a grande área após bom passe de Wayne Rooney, mas a arbitragem já paralisava o lance marcando impedimento. Os Diabos Vermelhos continuaram em cima do Barça nos primeiros minutos e deram trabalho à defesa catalã, desfalcada do capitão Carles Puyol.

Aos nove minutos, o time inglês teve mais uma boa chance de abrir o placar em Wembley. Chicharito foi lançado, mais uma vez, o zagueiro Piqué demorou para decidir o lance, e o goleiro Valdés teve de sair do gol para dar um bico na bola e afastar o perigo. A resposta do Barça, sua primeira na partida, veio aos dez minutos: Messi fez boa jogada individual e lançou David Villa pela esquerda, mas Ferdinand travou na grande área.

Antes dos 15 minutos de partida, após a pressão inicial do United, o Barcelona passou a controlar mais a posse de bola no meio de campo pela primeira vez, mantendo sua característica principal.

O tricampeão espanhol chegou novamente com perigo aos 15 minutos: Daniel Alves arrancou bem pela direita, rolou para Messi, que logo acionou Xavi na área. O meio campista cruzou, mas Pedro Rodríguez não chegou a tempo. O time azul-grená já detinha maior posse de bola no jogo. Aos 17, Messi levantou a torcida em Wembley dando uma série de dribles antes de acionar Abidal pela esquerda. Era o primeiro grande lance do melhor jogador do mundo na decisão.

O Barcelona quase abriu o placar aos 19 minutos após uma ótima triangulação entre Messi, Xavi e David Villa. O atacante espanhol arriscou o arremate de frente para a área, mas a bola passou à esquerda do gol de Van der Sar. No minuto seguinte, o mesmo Villa recebeu na área pela direita e bateu cruzado, mas fraco, e o goleiro holandês segurou firme.

O ritmo do Barça continuou forte aos 21 minutos. Xavi disparou com a bola dominada da intermediária e rolou para Messi, mas Van der Sar saiu bem e evitou o primeiro gol da decisão. Após tanta pressão, o gol do time catalã, Xavi, de novo ele, dominou com categoria e lançou para Pedro pela direita. O atacante invadiu a área e chutou no cantinho de Van der Sar: 1 a 0.

O Manchester United esboçou voltar ao campo de ataque em uma cobrança de falta pela esquerda, mas Rooney levantou a bola na área, facilmente dominada pela zaga do Barça. Mas, aos 33, justamente no melhor momento do Barça na partida, Rooney iniciou a jogada pela direita, acionou Giggs, ligeiramente em posição de impedimento, e recebeu de volta, dominando com muita categoria e mandando no ângulo do gol de Valdés: 1 a 1, e decisão ficou aberta em Wembley na saída dos jogadores para os vestiários.

Antes do intervalo, no entanto, aos 43, Messi arrancou, rolou para Villa pela direita e se preparou para receber de volta, mas não alcançou a bola com um carrinho e perdeu a chance. O placar continuava igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário