sexta-feira, 20 de maio de 2011

Em sessão ordinária, vereadores comentam sobre vários assuntos

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaú de Minas, seguindo a ordem do dia, o primeiro a fazer uso da palavra no Grande Expediente, foi o vereador Oberdan Faria. Ele pediu que a Casa envie um ofício de pesar à família da Sra. Jaqueline Farchi Alves; o presidente Sandro Médice lembrou que ela, uma itauense, foi vereadora por dois mandatos em São Tomás de Aquino. Oberdan continuou sua fala comentando sobre os três requerimentos que seriam votados nesta reunião, pedindo que, quando um vereador fizer um requerimento, que identifique melhor o seu pedido. Oberdan falou ainda que o deputado estadual Antônio Carlos Arantes lhe deu uma expectativa sobre a vinda de uma promotora para a Comarca. O vereador finalizou pedindo que se envie um ofício para o deputado, pedindo que a vinda de um promotor e de um delegado para Itaú de Minas seja tratada com mais afinco.
O vereador Antônio dos Reis Nunes usou da palavra para dizer que no seu requerimento, nº 22/2011, não se trata de pedir informação, mas sim cópia do processo licitatório em questão.
O vereador Carlos Alberto de Souza comentou sobre suas indicações, que pede o estudo de viabilidade de mão única no trecho da Rua Ary Bastos Siqueira, no sentido a Rua Juventino Dias com Rua Dr. José Balbino; e também pedindo o término da obra do passeio na Rua Aparecido Donizete Campos Amorim, no Bairro Jardim Progresso. Carlinhos disse ainda que, na próxima sessão, entrará com uma indicação pedindo a troca de placas de sinalização em algumas ruas específicas. Carlos Alberto finalizou parabenizando todos os santistas pelo título de bi-campeão paulista.
O vereador Donizetti Antônio de Amorim falou sobre a usina de reciclagem, dizendo que são necessárias medidas urgentes para conscientizar o povo da importância da reciclagem, que começa com a coleta seletiva, para não se contaminar o lixo orgânico. Segundo o vereador, a usina de reciclagem tem muitas coisas absurdas, como não possuir nem local adequado para os funcionários almoçarem. Zetinho falou do seu projeto Bolsa-Atleta, dizendo que fez algumas adequações no mesmo. O vereador disse ainda que está tentando um projeto para que as pedras do calçamento da Rua Juventino Dias, que será asfaltada, sejam reaproveitadas para o calçamento do bairro Olaria. Zetinho falou que, graças ao seu trabalho de fiscalização, junto com o vereador Nunes, a Prefeitura vai economizar muito com o transporte e manuseio de pedras, destacando o mérito do pessoal da licitação, que conseguiu os serviços com preços menores. O vereador Donizetti finalizou pedindo que a Câmara envie um ofício à Cemig, para que seja instalada em Itaú de Minas um posto de atendimento da empresa, com uma equipe de profissionais que possa, no mínimo, religar a energia cortada dos consumidores, quando estes pagam suas contas em atraso.
A vereadora Evandra Cintra Guiraldeli começou sua fala parabenizando o colega Zetinho, que participou de uma reunião no último sábado (14) quando o assunto foi a duplicação da MG-050, e que ele foi muito elogiado pela sua conduta. Evandra comentou sobre sua indicação, que pede a manutenção de todas as estradas rurais e mata-burros, principalmente na região denominada Ipanema. Evandra disse que é a favor da obra na Rua Juventino Dias e da construção das casas populares, mas que, se houvesse um planejamento melhor do Executivo, não iria expor o município a fazer um financiamento para este fim. A vereadora falou que, na próxima sessão, entrará com uma indicação para que a Prefeitura tome providências, ou cobre de quem de direito, a iluminação da Rua Norma Hipólita, no Jardim Pinheiros, que tem, inclusive boca de lobo aberta.
O vereador Francisco Rodrigues da Silva comentou sobre sua indicação, que pede a pavimentação asfáltica no Bairro Santo Antônio. Ele falou também que foi colocada placa de pare na Rua Comenfdaor Nicolau, esquina com Rua Jorge Oliva, mas que falta colocar também na esquina com a Rua Massaud Mattar. Chiquinho disse que fez uma indicação para se recolocar as pedras soltas na Praça Monsenhor Ernesto, próximo à Igreja Matriz, e que este serviço está sendo feito. O vereador falou dos buracos nas ruas do Bairro Bela Vista, especialmente na Rua José Taliberti Sobrinho, e que, conversou com o secretário de obras, que lhe disse que a empresa contratada para tapar os buracos por toda a cidade vai continuar este serviço. Para finalizar, Chiquinho reclamou que o exame para se comprovar se um paciente está com dengue ou não é muito demorado em Itaú de Minas, mas que em Ribeirão Preto o resultado é obtido em três horas. Ele disse que a área da saúde no município precisa ser melhorada nesse sentido.
O vereador Geovan dos Santos falou sobre seu Projeto de Lei que institui no município a Lei do Silêncio, dizendo que essa é uma tentativa de sanar os problemas de som alto provocados pelos que não se importam com o sossego alheio. Segundo o vereador, esse projeto já funciona em Florianópolis/SC e em Americana/SP, e parece que está dando certo. Geovan destacou que este Projeto de Lei visa os veículos que ficam na porta de lanchonetes ou que transitam pela cidade. Com relação aos veículos de propaganda volante e o som na porta dos estabelecimentos comerciais, conhecido como porta-de-loja, já existe uma lei sancionada, que só falta a sua implantação pelo Executivo. Outro assunto comentado pelo vereador Geovan é com relação aos incêndios em casas e veículos, que, de algum tempo pra cá, têm acontecido com bastante freqüência na cidade. Magaiver sugeriu que o caminhão-pipa da Prefeitura fique carregado de água também à noite e solicitou que a Câmara entre em contato com a Cimento Itaú para que, caso necessário, seja utilizado o caminhão-pipa desta empresa, juntamente com seus funcionários brigadistas.
O vereador Gilson Luiz da Silva falou que participou de uma reunião da Ameg, na última sexta-feira (13), em Pratápolis, com a presença de quinze prefeitos e dos deputados Antônio Carlos e Cássio Soares, onde um dos assuntos foi o problema dos cachorros de rua. Segundo o vereador, o seu projeto para se construir um canil regional não foi viável, devido o alto custo de manutenção, mas Gilson apresentou um outro projeto, que trata-se de um veículo castra-móvel, que seria um ônibus, equipado com centro cirúrgico, consorciado pela Ameg, para atender cerca de dezessete municípios interessados. Segundo o vereador Gilson, os prefeitos abraçaram a causa e a Ameg vai designar um funcionário para ver a questão de custo desse projeto. O vereador também falou do problema dos lixos colocados nas calçadas e disse que vai sugerir um projeto que obrigue e incentive a colocação de lixeiras nos passeios. Gilson pediu ainda o empenho da Prefeitura para a continuação do asfalto no encontro da Av. Bela Vista com Rua João Kirchiner e, finalizou, solicitando um ofício para o deputado Antônio Carlos, em reconhecimento pela sua atenção especial com o município itauense.
O presidente da Câmara, vereador Sandro Médice de Oliveira, falou que nesta terça-feira era comemorado o dia das comunicações e aproveitou para cumprimentar a Rádio Boa Nova pelos seus quinze anos, completados no último dia 12, parabenizando a emissora pelo empenho e trabalho que desenvolve. Sandro Médice comentou sobre a reunião da Ameg, destacando a participação do colega Gilson e dos deputados Antônio Carlos e Cássio Soares. Sandro disse que a Câmara tem recebido mensalmente a visita de alunos das escolas da cidade. O presidente solicitou um ofício, que será enviado para a jovem Ana Paula Mizael que está representando Itaú de Minas no Miss Minas Gerais, evento que acontece neste final de semana, em Belo Horizonte. Finalizando, Sandro comentou sobre os pedidos e projetos dos demais vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário