sábado, 28 de maio de 2011

De olho nas eleições de 2014,PSDB faz convenção hoje

Desde a sua fundação, em 1988, o PSDB não vive momentos de tanta efervescência e é nesse clima de forte tensão entre suas principais lideranças que os tucanos realizam hoje, em Brasília, a convenção nacional para eleger o novo diretório da legenda.
O senador Aécio Neves e o ex-governador José Serra disputam palmo a palmo a influência que terão no partido até 2014, data da próxima eleição para o Palácio do Planalto.
Para o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias, parte dessa disputa interna se explica porque há colegas que querem antecipar a disputa pela indicação do candidato do partido à Presidência em 2014. "Não é bom definir candidatos agora", ponderou Dias. O presidente do PSDB em São Paulo, deputado estadual Pedro Tobias, considera essa disputa um "suicídio" para o partido.
O deputado federal Sérgio Guerra, que deve ser reconduzido à presidência da sigla, tem a difícil tarefa de montar a comissão executiva do partido dando espaços a todos os grupos políticos.
Mas a disputa pública das últimas semanas chegou a sair do seu controle e colocou à convenção tucana inclusive sob risco de judicialização, caso ele não consiga encontrar espaços para atender todos os interessados.
Costuras. Ontem, integrantes da cúpula do PSDB ainda tentaram definir os espaços que cada cacique terá dentro do partido. Nas negociações, o nome do senador Aloysio Nunes (SP), aliado de Serra, chegou a ser cogitado para ser vice-presidente. Essa alternativa, no entanto, está descartada. "Sem chances. Já fui vice e nunca mais quero ser. Minha prioridade é o Senado", adiantou Aloysio Nunes.
Com a desistência do senador, abre-se caminho para que Alberto Goldman, também aliado de Serra, assuma a vaga. Caso esse cenário se concretize, Aécio Neves terá caminho aberto para emplacar a manutenção do deputado Rodrigo de Castro na secretaria geral do PSDB. O cargo é considerado estratégico para as pretensões do senador mineiro de se lançar pré-candidato à Presidência em 2014.
"Eleição vai repaginar partido"
O governador de Minas, Antonio Anastasia, disse ontem que a convenção nacional do PSDB deve servir para "repaginar" a legenda. Em meio a uma disputa por espaços com os paulistas, o discurso dos tucanos mineiros é de defesa da nacionalização do partido e o fortalecimento do nome de Aécio Neves para a sucessão presidencial, em 2014. "A eleição (presidencial) acabou no ano passado, o nosso candidato (José Serra) perdeu a eleição, ainda que tenha tido uma votação muito expressiva, com mais de 40 milhões de votos, e o partido vai cada vez mais se repaginando. Todo partido político é uma instituição viva. Ele não pode ficar estanque, parado, como se fosse uma atividade fossilizada", afirmou Anastasia.
Os tucanos de Minas trabalharam pela recondução do presidente Sérgio Guerra, considerado um aliado de Aécio, e também não pretendem ceder aos paulistas a secretaria geral do partido, ocupada por Rodrigo de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário