quarta-feira, 1 de junho de 2011

Secretaria de Educação realiza o 7º Simpósio Municipal de Educação

Pelo sétimo ano a Secretaria Municipal de Educação realiza o Simpósio Municipal de Educação de Itaú de Minas. Este evento acontece nesta quarta, quinta e sexta-feira na Escola Engenheiro Jorge Oliva e tem a finalidade de promover a capacitação dos profissionais da área.

O Simpósio engloba as nove escolas da rede municipal e outras instituições de ensino da rede particular. Desta forma, a maioria dos estabelecimentos de ensino da cidade está integrada ao evento.
O tema deste 7º Simpósio Municipal de Educação é “Sala de Aula – Espaço privilegiado de aprendizagem?”. A programação do primeiro dia começou às 8h30 com o credenciamento e às 9h café. Das 9h30 às 10h30 houve a Abertura do Simpósio e, das 10h30 às 12h, a conferência de abertura foi com o professor Celso Antunes, com o tema “A sala de aula e o papel do professor na escola”. Das 12h às 14h é o intervalo para almoço e, ainda nesta quarta, das 14h às 15h30, palestra “Escola sem conflitos – parceria com os pais”, ministrada pela professora Tânia Zagury.
O segundo dia do Simpósio também promete ser muito movimentado, pois acontecerão várias oficinas. Das 8h às 12h, na Oficina 1 (Educação Infantil) o tema será “Contos de Fadas, fábulas e encantamento para crianças”, com a professora Fernanda Chuffi. A Oficina 2 (Ensino Fundamental I) terá a coordenação da professora Tatiana Schneider, com o tema “Ensino e Ciências para crianças – o método científico vai à sala de aula”. Na Oficina 3 (Ensino Fundamental II) o tema será “Como fazer para o aluno estudar mais e aprender melhor”, com o professor Luis Carlos Moreno.
Das 12h às 13h30 será o intervalo para almoço e as atividades recomeçam às 13h30 e vão até às 17h. Na Oficina 4 (Educação Infantil) o professor Anderson de Lima trabalhará o tema “Teatro na Educação Infantil”. A Oficina 5 (Ensino Fundamental I) terá o tema “A arte de contar histórias”, com a professora Maria José Rivelino. Já na Oficina 6 (Ensino Fundamental II) a professora Tatiana Schneider vai desenvolver o tema “Avaliação com método. Como medir os resultados do IDEB”.
Para o último dia do 7º Simpósio Municipal de Educação estão programadas mais três oficinas. Nesta sexta-feira, das 8h30 às 12h, a Oficina 7 (Educação Infantil) terá o tema “Dobraduras, poesias e histórias” com o professor Josué Franco. Na Oficina 8 (Ensino Fundamental I) a professora Maria da Soledade trará o tema “A Matemática pode ser lúdica”. Já na Oficina 9 (Ensino Fundamental II) o tema será Jornal e atualidades para o aluno do século XXI. Cartografia e aprendizagem”.
Depois do intervalo para almoço, das 12h às 13h30, antes do encerramento haverá às 16h, um Show Cênico Musical Companhia de Teatro Airton Salvanini, com o tema “Adoniran Barbosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário