domingo, 20 de março de 2011

PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SÁUDE PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE TRATAMENTO DE RESÍDUOS

No último dia 16, quarta, a Vigilância Sanitária em parceria com a Secretaria de Saúde e  Vigilância Epidemiológica realizou palestra sobre tratamento de resíduos  com os profissionais da área de saúde. A palestra aconteceu no anfiteatro da escola  Municipal Jorge Oliva. O objetivo do evento foi orientar os profissionais da área de saúde sobre o manuseio do lixo hospitalar, mostrando qual a melhor forma de discartá-los e embalá-los.
    A palestra foi ministrada pelo Analista Ambiental Luis Fernando Tessarioli, responsável pela empresa Pró Ambiental, o tema abordado foi “Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde”. Luis Fernando explicou as etapas do manejo dos resíduos e a classificação, os lixos hospitalares devem ser acondicionados em sacos brancos ‘‘leitoso’’.  Segundo pesquisas 64% dos acidentes são com agulhas e 46% dos acidentes são com descartes inadequados de perfuro - cortante.
    Segundo informa Estelamar Pimenta, todos os estabelecimentos na área de saúde deverão elaborar o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos), para receber a autorização e o Alvará  Sanitário . O PGRSS é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento. Esses procedimentos devem ser, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O PGRSS é um plano para gerenciar os resíduos provenientes dos serviços de saúde, seguindo, rigorosamente as legislações da ANVISA  RDC 306 (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)  e da CONAMA 358(Conselho Nacional do Meio Ambiente).
    Estelamar pede a população que faça a sua parte separando corretamente o Lixo Hospitalar (remédios, seringas, gazes, embalagens de soro,lgodão), estes materiais devem ser levados toda segunda nas Unidades Públicas de Saúde ( Pronto Socorro ou  PSF's), pois o lixo é recolhido na terça.  É muito importante que a população faça sua parte separando corretamente o lixo, pois alguns tipos de Lixos Hospitalares como seringas e remédios estão sendo encaminhados para a Usina de Reciclagem, colocando em risco a saúde dos funcionários. Outro alerta para a população é sobre animais, os animais que morrerem infectados por alguma doença, devem ser encaminhados no dia da morte para Vigilância Sanitária para que possam ser encaminhados para o local apropriado. Qualquer material contaminado que estiver nas ruas, em terrenos ou caçambas, devem ser notificados a Vigilância Epidemiológica entrar em contato com Vigilância Sanitária para que sejam tomadas as devidas providências. Telefone: 3536- 4332

Nenhum comentário:

Postar um comentário