sábado, 19 de março de 2011

Obama realiza sua 1º visita oficial ao Brasil

O presidente Barack Obama iniciou nesta manhã (19/03) a visita oficial ao Brasil. Obama passou em revista a tropa, em frente a Praça Três Poderes. Depois, foi conduzido pelo cerimonial da Presidência da República até o alto da rampa do Palácio do Planalto, onde foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff. Lá, a presidenta Dilma e o presidente Obama assistiram à execução dos hinos nacionais do Brasil e dos Estados
seguido de salva de 21 tiros.
Dilma Rousseff e Barack Obama, e a primeira-dama Michelle, seguiram para o segundo piso do palácio onde se cumprimentam e fazem pose para fotografias. Após as apresentações das comitivas, os dois se dirigem ao piso superior, iniciando a reunião oficial.
A convite da presidenta Dilma Rousseff, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-dama Michelle, visitaram a exposição “Mulheres, Artistas e Brasileiras”, no Salão Oeste do Palácio do Planalto.
No espaço da exposição, a presidenta Dilma explicou ao casal Obama o motivo da mostra. Segundo Dilma
Rousseff, o evento marca o mês da mulher. Obama e Michelle ficaram encantados com a montagem e a primeira-dama americana mostrou interesse no ‘Autorretrato’, de Tarsila do Amaral.
A obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, é a peça de maior destaque desta exposição. A obra também foi apresentada ao casal Obama. Neste momento da visita, a presidenta contou do movimento da Semana de Arte Moderna, ocorrido em 1922
A mostra estará aberta ao público de 23 de março a 5 de maio, das 10h às 16h, inclusive sábados e domingos. É a primeira vez que uma exposição aberta ao público é montada no segundo andar do Palácio do Palácio do Planalto. Outras exposições já foram realizadas no primeiro andar, mas a exceção se deu devido às condições climáticas necessárias para abrigar o Abaporu.
Farão parte ainda da exposição obras selecionadas das principais pintoras e escultoras brasileiras do século XX, como Anita Malfatti, Djanira, Maria Leontina, Tomie Otake, Maria Martins, Carmela Gross, Leda Catunda, Beatriz Milhazes, Regina Silveira, Fayga Ostrower, Lygia Pape, Rosangela Rennó, Mary Vieira, Anna Bela Geiger, Yolanda Mohalyi, Maria Bonomi, Lygia Clark, entre outras.
Em seguida, Dilma Rousseff e Barack Obama farão apresentação de ministros e secretários do Brasil e dos Estados Unidos. Depois, os dois presidentes seguem para o terceiro andar do Planalto onde serão saudados por cerca 90 alunos Escola Classe 5 do Guará e terão reunião reservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário