sábado, 19 de março de 2011

Prefeitura consede reajuste de 7,5% no salários dos servidores

A Prefeitura de Itaú de Minas é uma das primeiras na região a definir o reajuste salarial dos servidores municipais para este ano. Na última terça-feira, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do Executivo que estabelece 7,5% de aumento para o funcionalismo municipal e, ainda, reajusta em 6,36% o salário dos agentes políticos: prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários. A votação ocorreu em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 15 de março, sendo os projetos aprovados por unanimidade.  
O reajuste deste ano foi aproximadamente 66% maior do que o concedido no ano passado, quando os servidores tiveram aumento de 4,7% no salário. Percentual esteve ainda acima da Inflação e do aumento dado ao salário mínimo. Conforme informação obtida com a administração do prefeito Jorge Lopes de Moraes (PSDB), o Executivo tomou como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado nos 12 meses do ano, alegando que os 7,5% foi o máximo que o município conseguiu oferecer diante das exigências da lei de responsabilidade fiscal.  
No total, a administração municipal de Itaú de Minas apresenta cerca de 800 servidores, entre ativos e inativos. Já os funcionários contratados pela Câmara são onze. O reajuste é retroativo ao mês de março, Executivo e Legislativo itauenses fizeram questão de definir o aumento respeitando a data base dos servidores.  
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Itaú (Sempre), Sandro Eduardo Amorim, o reajuste conquistado não foi o que o sindicato esperava, mas atendeu as circunstâncias atuais. “Estávamos pleiteando um reajuste de no mínimo 10%, mas durante as negociações o prefeito explicou que não havia condições para isso e os servidores entenderam”, falou o sindicalista, lembrando que se levado em consideração os índices dos dois últimos anos - de 4,7% em 2010 e de 6% em 2009 – o percentual não foi tão ruim. “Comparado aos dois últimos até que conseguimos um aumento razoável”, pontuou.  

Por Valéria Faleiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário